![Rui Rodrigues - Campeão Nacional de Estrada - Masters 40 Rui Rodrigues - Campeão Nacional de Estrada - Masters 40](/imagens/141418/noticias/13557707_1016541115126567_4073288896440513402_n.jpg)
Rui Rodrigues - Campeão Nacional de Estrada - Masters 40
Rui Rodrigues - Campeão Nacional de Estrada - Masters 40
A equipa de Ciclismo de Rio Maior, ASFIC – Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic, disputou ontem, 26 de junho, na Vila de Almodôvar, o Campeonato Nacional de Masters, tendo participado nesta competição com 7 atletas: Rui Rodrigues, João Portela, Edgar Oliveira, Hélder Pereira, Humberto Pereira e Jorge Madeira.
O Campeonato Nacional de Masters é disputado por categorias de 5 anos, estando inscritos cerca de 220 atleta em todas as categorias, tendo os atletas da ASFIC dividindo-se nas seguintes Categorias: Elites – Jorge Madeira. Masters 30 – João Portela, Hélder Pereira e Jorge Letras. Master 35 – Edgar Oliveira e Humberto Pereira e Master 40 – Rui Rodrigues.
A partida da prova deu-se em conjunto, mas para os Elites e Masters 30 a prova tinha cerca de 147 km, e para os Masters 40 cerca de 112km, acabando ambas dentro de Almodôvar, sendo que a dos Masters 40 acabava na primeira passagem do pelotão nesta vila alentejana.
Para esta corrida, a equipa riomaiorense propunha-se a atingir dois objetivos: a revalidação do titulo de campeão nacional nos Masters 30 do atleta João Portela, e a conquista da camisola de campeão nacional Masters 40, por parte do Rui Rodrigues.
A prova teve início às 12h30, tendo o pelotão rodado inicialmente compacto e com vários ataques. Com cerca de 20 km percorridos, 4 unidades saem do pelotão, sendo um deles o atleta da ASFIC Humberto Pereira, conseguindo estes 4 atletas estar em fuga até cerca do quilómetro 110.
À passagem por Almodôvar, para a finalização da categoria Master 40, a equipa conseguiu um excelente posicionamento, deixando o ciclista Rui Rodrigues bem colocado na separação dos percursos sendo a posição fulcral para disputar o titulo nacional. Rui Rodrigues teria de percorrer sozinho até a meta cerca de 500 metros, e assim o fez, ele e o vencedor da categoria master 45 cortaram a meta quase lado a lado, vencendo ambos nas suas categorias e conquistando a camisola de campeão nacional.
A corrida dos Elites e Masters 30, viria a ser disputada aos sprint, mas desta vez a sorte não esteve do lado da ASFIC, já que João Portela quando seguia ao sprint na frente com o atleta vencedor dos elites, a cerca de 100 metros da meta teve uma avaria mecânica que impediu que colocasse a última velocidade da sua bicicleta. João Portela ainda saltou em cima do banco, na tentativa da mudança entrar, mas não o viria a conseguir sendo ultrapassado em cima da meta por dois atletas.
Azar para o atleta da ASFIC, mas estas coisas acontecem e para ser campeão também é preciso sorte.
A ASFIC conseguiu assim um titulo de campeão nacional e um terceiro lugar, o que é um feito histórico para a sua equipa e para Rio Maior, uma vez que Rui Rodrigues é agora o campeão nacional de Masters 40, um título que dedica a todos os patrocinadores sem exceção, realçando porém o Grupo Parapedra que tem dado o maior apoio para que esta equipa consiga fazer face às despesas das deslocações efetuadas.
-
www.sjr-rsj.pt